Syrah: conheça mais sobre essa famosa e antiga uva

w2

Existem três versões da origem da Syrah:

– alguns acreditam que ela veio da Sicília, região sul da Itália, mais especificamente da cidade de Siracusa;

– outros reproduzem a lenda de que ela veio da cidade de Shiraz, território do antigo império persa, hoje Irã, e teria chegado à França através de cavaleiros das cruzadas;

– a versão melhor documentada e mais plausível diz que a Syrah é uma uva genuinamente francesa, “descendente” de variedades de uvas francesas (estudos científicos de tipagem de DNA demonstraram ser esta a explicação mais provável para sua origem, a Syrah é “filha” das castas tinta Dureza e branca Mondeuse).

O certo é que a Syrah encontrou no sul da França, na região do Vale do Rhône (Ródano), condições ideais para crescer, se desenvolver e se tornar uma das principais castas da viticultura internacional, nos anos 2000 ela se tornou uma das dez principais uvas cultivadas por hectare no mundo.

A Syrah é uma uva tinta de vermelho exuberante e intenso, denotando bons taninos. Seus vinhos são sempre profundos e escuros em demasia. Sua qualidade pode ser comprometida se cultivada em volumes muito altos por hectare.

Acima de tudo, é uma casta magnifica e equilibrada, tem maturação tardia, envelhece até por meio século, cresce e se adapta em inúmeras áreas do globo, especialmente nas quentes, altamente resistente a pragas e de ótimo rendimento na vinicultura.

É uma uva de bastante intensidade, seus vinhos podem ir de robustos a suaves, de exóticos a simples, bastante envelhecidos a jovens, mas todos com sabores emblemáticos e opulentos. Além de harmonizarem bem com pratos ricos em sabores como assados de cordeiro, carne bovina, aves e queijos amarelos (via http://migre.me/vjjYV).

Ficou com água na boca? Então venha conferir nossos rótulos de Syrah e não passe vontade! 😉

 

Deixar uma resposta

Seu email não será publicado